Centenas de pessoas participaram na tarde de sábado, 22, de uma caminhada de mobilização contra o câncer de mama, em Maracanaú. O evento marcou o 1° Outubro Rosa na cidade, que é uma campanha mundial e tem por objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce da doença.
Os participantes percorreram cerca de cinco quilômetros, com início no Centro de Atenção Psicossocial- Caps da Pajuçara e término no Campo Boa Esperança. Na oportunidade, houve distribuição de panfletos educativos e blusas da campanha. Estavam presentes o vice-prefeito de Maracanaú, Firmo Camurça, a deputada estadual Fernanda Pessoa, deputada federal Gorete Pereira, moto clubes Cobras e Dragões do Asfalto. Todos os postos de saúde do município realizaram uma programação especial em apoio ao movimento Outubro Rosa e ao Dia Municipal de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo de Útero, com exames preventivos para as mulheres de 25 a 55 anos de idade. (AF)
“Esse dia é ótimo, venci um câncer de mama há pouco tempo e nunca pensei que iria estar aqui hoje. Foi muita luta e muito difícil, mas consegui vencer” - Teresa Alves de Lima, 65, aposentada, Pajuçara.
“Essa prevenção é muito importante para as mulheres, a nossa saúde tem que está em primeiro lugar. A inciativa deste dia é maravilhosa” - Marlene Bonifácio Duarte, 55 anos, artesã, Timbó.
“O exame precoce é muito importante para nós mulheres. Minha mãe teve câncer de mama e ainda está fazendo tratamento. Então, essa campanha é um alerta para as pessoas” - Verônica Alves, 33 anos, auxiliar de enfermagem, Pajuçara.